segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Trajetória

Eneida inicia sua formação com Ballet Clássico tendo aulas com Lya Bastian Meyer e Ilse Simon e aprimoramento com Tatiana Leskowa no Rio de Janeiro.


Em 1976, vai a Nova Iorque e se especializa no estilo e técnica de Jazz, do Luigi´s Jazz Center (The First World Jazz Centre- USA), tendo como professor o próprio Luigi. Em 1980, ele vem ao Rio de Janeiro ministrar um curso de Jazz. Seu assistente tem um problema de saúde e Eneida é convidada a auxiliar Luigi durante as aulas.



Na foto acima, à esquerda Eneida ao lado de Luigi enquanto ele toma seu banho de sol e à direita com Francis Roach (assistente de Luigi) e Lucélia Santos, que também participou do curso.


Reportagem do jornal O Globo (10/10/1980) sobre o a curso de Jazz
com Luigi no Rio de Janeiro.



Entre 1986 e 1987 estuda em Essen, na Alemanha, através de uma bolsa do Goethe Institut de Munique, na Escola Superior de Dança "Staatliche Hochschule Für Musik Ruhr(Tanz)", dirigida por Pina Bausch. Em 2005, forma-se no curso superior de Tecnologia em Dança, pela ULBRA, Canoas, RS. Em julho de 2006, forma-se no Método Pilates promovido pela Escola de Pilates Condicionamento Físico e Mental (linha clássica), de Porto Alegre.
Durante esse tempo de formação, Eneida realizou diversos trabalhos significativos junto à dança cênica. Entre eles:


  • Pioneira do ensino de Ballet Clássico em Farroupilha- RS.


  • Primeira bailarina do "Grupo Experimental de Dança", da Associação dos Professores de Dança do RS, em 1974.


  • Fundadora juntamente com Ilse Simon do "SimonDreher Dança", estúdio que lançou o Modern Jazz Luigi no RS, em 1976.



  • Primeira Bailarina da "Companhia de Dança do RS", criada pela Associação dos Professores de Dança do RS, (1981) apresentando-se com a obra de grande sucesso "Carmina Burana " juntamente com a OSPA e três Corais, na PUC-RS.


  • Primeira bailarina, diretora e co-fundadora da "Terra Cia. de Dança do RS", marco histórico da dança cênica gaúcha, realizando quatrocentas e trinta e uma (431) apresentações no RS, RJ, SP,BH, Alemanha e Itália, no curto período de agosto de 1981 à setembro de 1984 (média quatorze apresentações mensais ).




  • Direção e concepção musical e coreográfica do desfile de lançamento da griffe OSPA, no Hotel Plaza São Rafael, em setembro de 1984.


  • Diretora artística da Cia. de Dança do "Palácio das Artes", de Belo Horizonte, MG, em 1988.

  • Autora do pré-projeto "Centro Municipal de Aperfeiçoamento da Dança", apresentado em dezembro de 1988 para o Secretário Municipal de Cultura, que seria a primeira escola gratuita para o aperfeiçoamento técnico e teórico em Dança, em nível médio.

  • Assume cargo executivo como coordenadora de dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura, de 1991 à 1994, quando luta pela implantação da formação gratuita em Dança em nível de I e II grau, através da elaboração e apresentação do projeto- (*) "Escola Oficial de Dança do Estado do Rio Grande do Sul", visando corrigir duas distorções na área: a inexistência da formação integral do bailarino e professor e, a inexistência de uma estrutura em dança oficialmente reconhecida e, como tal, legalmente capaz de conferir titulação em nível médio para os trabalhadores que existem de fato mas não de direito.
    (*) Este projeto originou-se do projeto " Centro de Formatividade em Dança" criado por uma comissão de profissionais da área e desenvolvido na Casa de Cultura Mário Quintana.


  • Ministra workshops de Dança Moderna em: Salvador –BA, a convite do diretor do Ballet do Teatro Castro Alves, Antônio Carlos Cardoso (88); SESC-Santos-SP (96); III Porto Alegre Em Cena (96), promovido pelo Governo Municipal; Departamento de Artes Dramática da Universidade Federal do RS-UFRGS (92).


  • Realiza em 1997, oficinas de Dança Moderna para atores, como convidada exclusiva, no IV Porto Alegre Em Cena - mostra local, nacional e internacional de espetáculos de teatro e dança.


  • Diretora artística e maitre, no período de 1989 à 1999, da Cia. Terpsí - Teatro de Dança- RS, pioneira no Estado e uma das primeiras do Brasil a assumir como linguagem cênica a dança-teatro. Durante dez anos, soma sua experiência artística, técnica, sensibilidade e, seus novos conhecimentos adquiridos na Alemanha, à coreógrafa Carlota Albuquerque. Dessa união de trabalho surgem as obras consagradas: "Quem é?" (89), "Lautrec...fin de siècle" (93,"Orlando’s"(96) e, "Escape-A dança dos Loucos"(98). Estas produções possibilitam a conquista de um excepcional e ímpar curriculum determinando uma inédita trajetória artística no Estado do RS. Terpsí, é considerada pela crítica especializada do centro do País como "renovadora da dança brasileira", após sua participação no internacional "Carlton Dance Festival" de 1990, em BH, RJ e SP, ao lado das maiores companhias de dança moderna do cenário mundial, tais como: Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch-Alemanha e Alwin Nicolais and Murais Louis -USA . Dentre os inúmeros prêmios recebidos por todas as obras apresentadas durante estes dez anos ( Açorianos -Secretaria Municipal de Cultura ou Troféu Quero-quero -Sindicato dos técnicos e artistas do RS) destacamos o prêmio outorgado pela Secretaria de Cultura da Presidência da República e Instituto Brasileiro de Arte e Cultura - "Prêmio Estímulo Teatro e Dança"-de 1993 pelo conjunto de atividades e contribuição ao panorama das artes cênicas no Brasil. Dentre os inúmeros convites recebidos pela companhia destacamos: "Carlton Dance Festival"; "I Porto Alegre em Buenos Aires", única cia. de dança convidada para o evento , que lotou com "Lautrec...fin de siècle",na sala maior do grandioso teatro Gal. San Martin; "Globo em Movimento" da Antares Promoções no qual Terpsí apresentou-se ao lado da Cia. canadense "O Vertigo Dance" no Rio de Janeiro; "Mostra de Dança Arte-Educação" realizado pelo SESC-Santos/SP em 1996, no qual a cia. realiza espetáculo de abertura do evento .Todas as apresentações geraram críticas favoráveis como da respeitada e temida jornalista Laura Falcoff, do Jornal Página Doze de Buenos Aires, quando a Cia. apresentou-se como convidada estrangeira no festival "Danza Libre-Corrientes", na Argentina com a obra "Quem é?": "...Terpsí-Teatro de Dança mostró el trabajo más interesante e, impactante Del Festival-uma opinion unânime de público y especialistas!"


  • Em 1997 , a Cia. Terpsí e suas diretoras recebem meritório destaque e registro histórico no livro editado pela Fundação Nacional de Arte - FUNARTE "Dança do Brasil".


  • Ministra, como convidada , aulas de Dança Moderna para companhias que visitam Porto Alegre: " Wim Vanderkeybus/Última Vez Company", da Bélgica e "Balé Teatro Castro Alves", Salvador-BA (1997).

  • Em 1998, lidera os trabalhos da Comissão Gaúcha de Dança onde elabora documento que é entregue ao novo governador do Estado do RS, com as necessidades de investimentos para a Dança que conta com o apoio de setecentos e oito (708) assinaturas da classe.


  • Em 1999, assume novamente a Coordenação de Dança do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura, nele permanecendo até março de 2000, período que empreende nova luta para preservar o patrimônio artístico cultural gaúcho representado pelos grupos e companhias profissionais, na construção de uma política consistente e conseqüente para a área, através da elaboração e apresentação do projeto "Apoio à Preservação e Projeção das Cias de Dança do RS", investimentos para alterar o ciclo dramático de mais de cinqüenta anos da Dança no Estado: "...as companhias nascem, sobrevivem da paixão, esgotam-se, fenecem" E.D.


  • Em 1999 até 2000 foi Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Theatro São Pedro.

  • Em 2000, recebe homenagem especial pública no Dia Internacional da Dança , 29 de abril, da Secretaria Municipal da Cultura, em evento comemorativo no Teatro do SESI -FIERGRS e, filia-se à "Parceiros Voluntários" onde presta serviços através da linguagem da Dança, para comunidades carentes.


  • Em 2001 presta assessoria Geral Administrativa e de Produção na montagem do espetáculo multimídia " O BANHO" da Cia. Terpsí - Teatro de Dança, que transforma o Armazém A do Cais do Porto em um grande teatro branco - CRT BrasilTelecom (LIC).


  • Em 2002 é membro da "Comissão Nacional de Seleção " do projeto Encena Brasil - Teatro e Dança de apoio a montagem ou circulação nacional da Funarte e do Ministério da Cultura- Rio de Janeiro.


  • Em novembro de 2002, é convidada novamente pela Cia. Terpsí como Assessora Geral a participar do projeto inédito " Um diálogo entre Sul e Norte - As artes cênicas aproximando o Brasil" selecionado e patrocinado pela Petrobrás. Este projeto levou 48 artistas e técnicos representantes do teatro e da dança do RS para Manaus, Belém do Pará, São Luis do Maranhão e Fortaleza durante um mês em tournée com seus espetáculos e oficinas .


  • Já coreografou para diversas peças infantis ,entre elas em 2003 está o trabalho coreográfico para a Companhia Teatro Novo de Porto Alegre, no musical infantil "Cinderela", sob direção de Ronald Radde, estreado no Teatro Novo DC e gravado especialmente para DVD para ser distribuído nacionalmente em locadoras.


  • A convite da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, é novamente jurada do Prêmio Açorianos de Dança durante o ano 2003.


  • Em abril de 2003 ministrou oficina de técnica e estilo Luigi, no evento "Dança 24 horas" realizado pelo curso de Tecnólogo em Dança da Universidade Luterana do Brasil -ULBRA.


  • Considerada uma das artífices que fizeram e fazem a historia da dança cênica gaúcha no livro de Morgada Cunha e Cecy Franck "Artífices da Dança", lançado na feira do livro de 2004.

  • Escreve artigo criticando o festival "Porto Alegre Em Dança" para o jornal "Palco e Platéia", publicado pela Secretaria Municipal de Cultura em outubro de 2004.


  • Realiza preparação corporal e coreografia para a peça "A Bela e a Fera" da cia Teatro Novo, de Ronald Radde no verão de 2005.


  • Em junho do mesmo ano participa do "III Encontro Nacional de Pesquisa Em Arte" da Fundarte, em Montenegro, no painel de trabalho de alunos de graduação com a pesquisa "Terra Cia de Dança do RS".


  • Apresentações dos trabalhos acadêmicos em cadeiras de roda; "Cadeirantes" e "Iguais" com Clarice Morais nos eventos "Criação Tecno Dança" na Usina do Gasômetro e sala Álvaro Moreira da Ulbra e na "I Mostra de Dança Universitária" no teatro Renascença, em junho e agosto de 2005.


  • "Antropofagismo Gaúcho", titulo da pesquisa desenvolvida durante o ano de 2005 para o trabalho de conclusão do curso de graduação com a participação de sete expoentes das artes gaúchas: Daniela Carmona, Geraldo Flach, Carlota Albuquerque, José Claudio Moreira, Carlos Pasquetti, Antônio Carlos Cardoso e Luiz Augusto Fisher.


  • Exerce atividades como professora, coreógrafa, prestando assessoria cênica e corporal para peças de teatro, cursos de consciência corporal, entre outras atividades da área. Ministra oficinas e cursos de Dança Moderna da Escola Alemã e Jazz- Dance com técnica e estilo Luigi de N.Y .


  • Contratada em agosto de 2006, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS- Instituto de Artes, ministrando diversas disciplinas para o Departamento de Arte Dramática, até julho de 2008.


  • A partir de agosto de 2006 desenvolve trabalho como Instrutora Pilates, no estúdio "GR PILATES" no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário